New European Bauhaus abre chamada de ideias para o futuro do ambiente construído

Em setembro passado, a União Europeia lançou a New European Bauhaus, uma iniciativa destinada a transformar o ambiente construído em algo mais sustentável e com maior valor social. O projeto, moldado por meio de um processo de co-design sem precedentes, convida agora arquitetos, estudantes, especialistas e cidadãos a compartilhar ideias, exemplos e desafios que ajudarão a definir as etapas concretas do movimento.

New European Bauhaus abre chamada de ideias para o futuro do ambiente construído - Imagem 2 de 7New European Bauhaus abre chamada de ideias para o futuro do ambiente construído - Imagem 3 de 7New European Bauhaus abre chamada de ideias para o futuro do ambiente construído - Imagem 4 de 7New European Bauhaus abre chamada de ideias para o futuro do ambiente construído - Imagem 5 de 7New European Bauhaus abre chamada de ideias para o futuro do ambiente construído - Mais Imagens+ 2

Um movimento interdisciplinar em formação, a iniciativa convida os europeus a imaginar um futuro sustentável, acessível e inclusivo, onde o ambiente construído proporcione experiências enriquecedoras. A iniciativa visa combinar design, artes, ciência e tecnologia para colocar em marcha o European Green Deal, conjunto de políticas da UE para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

New European Bauhaus abre chamada de ideias para o futuro do ambiente construído - Imagem 7 de 7
Praça Skanderbeg por 51N4E. Imagem © Blerta Kambo

Atendendo às necessidades de uma transição verde no continente europeu, The New European Bauhaus é ao mesmo tempo um projeto ambiental, econômico e cultural. Levando o nome da influente escola fundada por Walter Gropius, a iniciativa visa emular seu significado cultural e ampla influência, esforçando-se para "facilitar uma transformação social profunda, colaborativa e multidisciplinar". O projeto também faz parte do plano de recuperação do coronavírus da União Europeia e um passo para tornar a UE líder na economia circular.

O movimento The New European Bauhaus pretende ser uma ponte entre o mundo da ciência e tecnologia e o mundo da arte e da cultura... trata-se de uma nova estética para o European Green Deal, combinando bom design com sustentabilidade." – Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.

A primeira etapa do projeto é a fase de co-design, que envolve a curadoria de exemplos contemporâneos concretos que tenham os mesmos valores da New Bauhaus. Essas ideias ajudarão a moldar uma estrutura de suporte, e prêmios especiais serão concedidos ainda em 2021 aos modelos que melhor incorporarem as aspirações da iniciativa. Servindo como uma caixa de ressonância para ideias, uma série de debates com especialistas de várias áreas, desde arquitetura e urbanismo até ciências climáticas e biologia, será organizada. Entre os convidados estão os arquitetos Bjarke Ingels e Shigeru Ban, além do artista Olafur Eliasson.

New European Bauhaus abre chamada de ideias para o futuro do ambiente construído - Imagem 6 de 7
Centro Esportivo e Cultural Oscar Niemeyer por LA SODA. Imagem © Maxime Verret

A iniciativa prevê que as primeiras propostas sejam apresentadas em setembro de 2021, com a implementação de projetos-piloto em toda a Europa. Estes serão monitorados de perto, e as ideias e ações mais bem-sucedidas serão ampliadas durante a fase final do projeto, a partir de 2023. Cidadãos europeus podem contribuir para o projeto através do site da iniciativa.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "New European Bauhaus abre chamada de ideias para o futuro do ambiente construído" [New European Bauhaus Calls for Examples and Ideas to Help Shape the Initiative] 21 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960443/new-european-bauhaus-abre-chamada-de-ideias-para-o-futuro-do-ambiente-construido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.